segunda-feira, 16 de agosto de 2021

SANTA CRUZ - APODI


 HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE SANTA CRUZ, APODI, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Quando aqui, só a mata predominava, diz que, passando um padre por uma estrada que existia ligando outras comunidades, chegou a hora de celebrar a missa, que estava marcada em outra localidade. Como por lei, a hora da celebração não podia ser adiada, o padre e o sacristão que cavalgaram, apearam-se, amarraram os animais e ali ergueram um cruz e celebraram o ato santo, em frente a uma lagoa.

Partindo, deixaram a cruz como marca e prova de que tinhas cumprido com o seu dever. Aqui chegando os primeiros moradores, encontraram a cruz, que segundo as tradições, é santa. Daí surgiu a idéias do nome Santa Cruz, que aí está. E a lagoa ate hoje é denominada de “A Lagoa da Missa”, que fica nesse mesmo terreno.



PRIMEIROS MORADORES


Os primeiros moradores de Santa Cruz foram: JOSÉ DA MOTA FERREIRA com sua esposa EMÍLIA, aqui chegando, família bem arranjada construí casa que era denominada a fazenda dos motas, pois possuíam muito gado e chiqueiros de criação de bode, como chamavam na época. Aqui os rebanhos cresciam muito pois a pastagem era intensa. A família do casal compunha-se de 6 filhos. 5 homens e 1 mulher.

Depois chegou a família de JOSÉ MARCELINO e esposa MARIA. Aqui se ambientaram e eram pais de 6 filhos. 4 homens e 2 mulheres. Do outro lado do rio, a primeira família a ambientar-se foi DOMINGOS CAETANO e esposa ANTONIA. Tiveram 3 filhos e 4 filhas. Vindo em seguida a 4ª família fundadora, LUIS PINHEIRO e MARIA, pais de 5 filhos homens e 2 mulheres.



As quatro famílias desbravaram as terra e delas tiraram o seus sustento. A família Marcelino chegou a construir uma casa de farinhas que funcionava através de animais, ou seja. Era puxada por burros. A família Mota destacou-se pelos grandes rebanhos e um dos seus filhos chegou a exercer o cargo de professor particular na comunidade, a escola funciona na casa de farinha e também como advogado de causas.



As famílias trabalhavam na agricultura e as mulheres tinham acrescida a tarefa de fiarem suas redes e algumas vestimentas para o uso diário, que constituía em túnicas que se alongavam até os pés.



ASPECTOS GEOGRÁFICOS


- Distancia da cidade - 18 km, via BR 405 e Rodovia Estadual

 

LIMITES


Ao norte: Grossos - 12 km
Ao Sul: Canoa - 6 km
Ao leste: Poço Verde - 2,5 Km
Ao Oeste: Campo Grande - 4 km. Melancias - 8 km

 
TELECENTRO COMUNITÁRIO SEBASTIANA MARIA DA CONCEIÇÃO


A área de Lazer da Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, foi Construída na gestão da Governadora Wilma Faria


Conselho de Desenvolvimento de Santa Cruz

FONTE: CARTILHA : HISTÓRIA DO SÍTIO SANTA CRUZ, 1997

FONTE – TUDO DE APODI, DE FRANCISCO VERISSIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Este é o LXXXVII do Portal Terras Potiguares News, Mossoró-RN, de responsabilidade do STRR PMRN – JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, Mossoroense, nascido em 1961, o qual passei por todas as graduações da gloriosa e amada Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, do qual exerci as funções de Comandante de Destacamento de Polícia Militar, Tesoureiro, sargenteante e escrivão ad-hoc e estive Delegado de Polícia dos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Governador Dix-sept Rosado, Tenente Ananias, Marcelino Vieira e Severiano Melo, tendo instaurado mais de 300 inquéritos policiais

Arquivo do blog

SANTA CRUZ - APODI

  HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE SANTA CRUZ, APODI , ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Quando aqui, só a mata predominava, diz que, passando um pad...